Olimpíadas e favelas / Flytour Viagens / Morretes: gastronomia e aventura / Aventura




Coluna Volta ao Mundo

Por: Nelci T. Seibel

XXIX Congresso da Abrajet
De 20 a 22 de setembro será realizado em Imbituba - SC, o 29º Congresso Nacional da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, organizado pela Abrajet Nacional, que tem como presidente Hélcio Estrella e Seccional Santa Catarina, sob a presidência do jornalista Alberto Gonçalves. A solenidade de abertura será no dia 20, nas dependências do Hotel Silvestre, com a presença de jornalistas de vários estados brasileiros, autoridades e convidados especiais. O tema do evento é "O jornalista especializado e o fomento do Turismo". Na oportunidade serão realizadas algumas homenagens a personalidades e instituições de destaque no Turismo Nacional e de Santa Catarina. Haverá também passeios de reconhecimento a Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal, Urussanga e Bom Jardim da Serra, além da eleição e posso da nova Diretoria Nacional. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.abrajet-sc.com.br

Eventos 110 mil empregos
O Centro de Eventos do Ceará o CEC deve gerar cerca de 110.900 vagas de trabalho durante o seu primeiro ano de funcionamento, entre diretas e indiretas. Desse total, 87.600 postos serão criados exclusivamente no Ceará. E o restante será gerado em outros estados do País, como reflexo da organização dos eventos que virão para Fortaleza e que envolvem diversos setores. "Para fazer um evento, é preciso equipamentos de iluminação, som, estandes, profissionais do setor de serviços, organização de eventos, etc. Isso tem um efeito multiplicador muito grande e acaba impactando em outros estados também", afirma o diretor do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba. A informação faz parte de um estudo que será divulgado pelo Ipece, abordando o impacto que a operacionalização do Centro de Eventos trará para a economia cearense. Essa pesquisa mostra o retorno que um centro de eventos bem administrado pode gerar. É uma atenção que os políticos candidatos não podem desperdiçar...
Centro de Eventos do Ceará o CEC
Duzentas mil pessoas participaram da inauguração do Centro de Eventos em Fortaleza

Foz do Iguaçu virtual
A partir de agora os internautas poderão ter uma visão muito especial de Foz do Iguaçu e seus inigualáveis atrativos naturais. A cidade foi adicionada ao Google Street View, que mostra as ruas num ângulo de 360°, dando a sensação de inserir o usuário no mapa. A cidade foi fotografada quase por completo. Infelizmente, as Cataratas do Iguaçu ficaram de fora do mapa, mas é possível fazer um tour virtual pela área da Itaipu Binacional. Outras 69 cidades brasileiras, como Fortaleza (Ceará), Brasília (Distrito Federal), Recife (Pernambuco), Natal (Rio Grande do Norte) e Salvador (Bahia), foram aderidas pelo projeto. A meta do Google Street View é registrar 90% das ruas do Brasil. A ferramenta existe no país desde 2010, com imagens de 51 municípios das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O projeto inaugurou em 2007 nos Estados Unidos e o Brasil foi o primeiro país sul-americano a aparecer no mapa.

Cidade dos Gaúchos
O Parque Gaúcho de Gramado promove um resgate histórico inédito com a abertura da Cidade dos Gaúchos. O espaço temático interativo, que foi inaugurado no dia 17 de agosto, apresenta os principais tipos de habitação de uma autêntica vila gaúcha do século XVIII. O governador Tarso Genro, na solenidade acendeu a chama do Fogo de Chão José Alairton Gomes, uma homenagem feita pelo proprietário do empreendimento, Marcos Gomes, em memória do seu pai. Além de resgatar as moradias dos primeiros habitantes do pampa, a Cidade dos Gaúchos apresenta os usos e costumes do povo da época. No local, foram reconstituídas uma tolderia de couro usada como habitação pelos índios pampeanos, uma oca de capim dos índios guaranis, uma capela de pedra, que representa a chegada dos colonizadores ao sul, a estância cimarrona, feita em torrão de barro com telhado de capim, e o bolicho de campanha, além do fogo de chão, onde são contadas as lendas do Rio Grande. Os milhares de turistas que visitam Gramado poderão interagir e aprender na prática a verdadeira história do gaúcho desde as atividades de lazer, como os jogos de truco, osso, ferradura e bocha, até a rotina de trabalho. O novo espaço é uma verdadeira viagem interativa pela história do Rio Grande do Sul.
Cidade dos Gaúchos - O Parque Gaúcho de Gramado Cidade dos Gaúchos - O Parque Gaúcho de Gramado Cidade dos Gaúchos - O Parque Gaúcho de Gramado

O Parque
O Parque Gaúcho é o primeiro parque temático do mundo sobre a formação antropológica do gaúcho. Em área de 120 mil metros quadrados, o projeto é resultado de seis anos de pesquisa e execução. Com dimensões imponentes, as matérias primas da construção temática são pedra basalto e madeira, que garantem o estilo rústico do atrativo. São 60 mil metros quadrados de área construída. Além da contribuição turística, o parque é um verdadeiro marco histórico na tradição e cultura gauchesca. Um memorial preserva mil peças e o empreendimento tem restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos. No total, são 10 mil metros de área coberta. O Parque Gaúcho fica no Km-35 da ERS-115, ao lado do Gramadozoo.

Morretes: gastronomia e aventura
Morretes / Paraná: gastronomia e aventura
Foto: Skyscrapercity

Fundada em outubro de 1733, a história da cidade de Morretes teve seu início com a descoberta de jazidas de ouro na região, começando a ser ocupada por mineradores paulistas. Atualmente a cidade que está apenas 70 quilômetros da capital paranaense, conserva ares de cidade histórica, com sua arquitetura preservada, suas ruas estreitas e a estação ferroviária, como se tivesse parada no tempo. O trajeto até Morretes é uma experiência incrível, que pode ser feita por via ferroviária ou rodoviária. De automóvel ou ônibus, o ideal é a histórica Estrada da Graciosa, mas a melhor opção é chegar à cidade pela Estrada de Ferro. Inaugurada em 1885, ela é uma das mais antigas ferrovias em funcionamento no país, operada pela Serra Verde Express. Com duração média de três horas, o passeio de trem é uma experiência única e envolvente. Ao longo do caminho, deslumbrante paisagem de natureza se abre aos olhos do passageiro, no maior trecho preservado da Mata Atlântica no País. Quedas d'água, formações rochosas, aves, muito verde e o charme da estrada de ferro. Ao desembarcar na pequena e pitoresca estação ferroviária, o visitante já inicia sua imersão pela história da cidade, pois é uma das primeiras estações brasileiras a ser construída sem mão de obra escrava. Além de suas paisagens e folclore local, Morretes tem como grande atrativo sua gastronomia, em especial o Barreado, prato feito com carne cozida, acompanhado de arroz, farinha de mandioca e banana. Outra atração são as iguarias feitas com gengibre, alimento largamente cultivado na região. Vale a pena percorrer o centro da cidade e conhecer as construções históricas, com destaque para o Theatro Municipal que foi restaurado em 2002 e as igrejas Matriz de Nossa Senhora do Porto, construída em 1812 e a Igreja de São Benedito, construída por escravos em 1765.

Aventura
Para quem busca aventura, Morretes tem diversos rios e cachoeiras de águas cristalinas, belas montanhas e trilhas para os amantes de esportes radicais. Os lugares mais procurados são o Parque Estadual do Marumbi, com suas piscinas naturais, montanhas e rios, e os Saltos do Macaco e da Fortuna. Os esportes mais praticados são boia-cross, rafting e ciclo turismo. Para chegar até Morretes, o trem turístico da Serra Verde Express parte de Curitiba, diariamente, às 8h15. Aos sábados e feriados, a litorina também sai da Estação de Curitiba às 9h15 e aos domingos ela desce até Paranaguá com saída às 7h30. Site www.serraverdeexpress.com.br.

Cana Brava Resort
Para deixar o Dia das Crianças alegre e inesquecível, o Cana Brava Resort preparou uma programação especial, a fim de tornar único, os momentos dos pequeninos. Situado na praia de Cana Brava em Ilhéus (BA) em área privilegiada, com vista panorâmica para o mar, oferece acomodação para pais e filhos, com café da manhã, almoço e jantar. Para os dias 12, 13, e 14 de outubro, o Cana Brava Resort organizou uma programação especial para as crianças, com todas as atividades acompanhadas pelos instrutores e monitores infantis. Site: www.canabravaresort.com.br.

Flytour Viagens
Na 16ª edição da Avirrp, feira de turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região que aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, a Flytour Viagens apresentou pacotes com saídas para Natal, Réveillon e férias de janeiro. A operadora distribuiu cadernos chamados “ofertas arrasadoras” aos agentes de viagens. Na ocasião o presidente do Grupo Flytour, Eloi D´Ávila de Oliveira, contou sua história de sucesso em palestra.

Oktoberfest em Blumenau
Em suas 28 edições, a Oktoberfest de Blumenau já recebeu mais de 18 milhões de visitantes. A maior festa alemã das Américas reúne toda a tradição da cultura alemã na gastronomia típica, nas bandas germânicas e nas cervejas artesanais. Na 29ª edição da Oktoberfest, no período de 10 a 28 de outubro haverá 45 bandas, das quais três da Alemanha. De Blumenau participam 27 grupos e 15 bandas virão de outras cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Das três bandas alemãs, duas já estiveram no palco da festa blumenauense: Die Karolinenfeld, que retorna pela quinta vez ao Brasil, e Deggendorfer Stadl-Musikanten, que já participou da festa em 1995 e 2008. A estreante deste ano é a Franken X-Press, também da Baviera. Este ano haverá algumas mudanças, como o retorno do Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão), desta vez como área de lazer para o público infantil, que estará ligado ao restante da festa pela passarela sobre a Rua Humberto de Campos.

Jardim da Cerveja
Com a área de lazer no Galegão, não haverá parque de diversões e toda a área servirá para a ampliação do Jardim da Cerveja (Biergarten). A organização da 29ª Oktoberfest prevê a ampliação de mais áreas cobertas, para evitar a superlotação dos pavilhões em dias de chuva e o reposicionamento das bilheterias. Também serão instalados novos portões de saída, separando os fluxos de entrada e saída, o que permitirá aumentar o número de catracas de entrada. Haverá portões de acesso exclusivos para os usuários da meia entrada (estudantes).

Olimpíadas e favelas
A que ponto chegamos, com os preços das hospedagens. O jornal espanhol "El Mundo", em sua edição do dia 18 de agosto faz um relato sobre a supervalorização para os turistas que quiserem visitar o Rio de Janeiro, mesmo com as competições marcadas para começar só em 2016. O texto da reportagem mostra ainda que a elevação dos preços tem acontecido até mesmo nas favelas, lugares sugeridos por eles como a moradia ou hospedagem mais barata da cidade olímpica. O "El Mundo" elogia o aumento de segurança nos centros turísticos, e diz que um aluguel em uma moradia de 30m2 em Ipanema ou Copacabana custar até 700 euros, ou seja, aproximadamente R$ 1,7 mil. Por causa disso, a opção sugerida pela reportagem é a favela. "Se a pessoa for mente aberta, é provável que busque uma opção nas favelas. Por cerca de 200 ou 300 euros (preço que está mais do que o dobro do que se pagava há pouco tempo), você pode encontrar pequenos quartos no Vidigal", diz a reportagem. (Diário de Bordo, Ivonildo Lavor)

Convento do Espinheiro
O Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa, um dos hoteis mais luxuosos de Portugal, situado na região do Alentejo, oferece o pacote “Você aceita casar comigo?” para que os homens possam fazer o tão sonhado pedido de casamento às suas amadas. O pacote inclui estadia na suíte real, como príncipes, passeio de helicóptero pela cidade de Évora, um jantar no jardim do hotel com violinista, além de uma relaxante massagem de bambuterapia para os dois. Localizado a dois quilômetros da cidade alentejana de Évora, considerada em 1986 Patrimônio Mundial pela Unesco, o luxuoso Convento do Espinheiro é um misto de requinte e história em meio a uma paisagem medieval deslumbrante. O pacote de dois dias custa a partir de 6 mil euros para o casal. Prá quem pode.
Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa
Olimpíadas e favelas / Flytour Viagens / Morretes: gastronomia e aventura / Aventura Olimpíadas e favelas / Flytour Viagens / Morretes: gastronomia e aventura / Aventura Reviewed by Destinos para Viajantes on 8/21/2012 10:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

LightBlog
Tecnologia do Blogger.