Turismo e Hotelaria - Coluna Volta ao Mundo - 05/04/2014

Por: Nelci Terezinha Seibel
Email: nseibel@terra.com.br - Santa Catarina, Brazil

05/04/2014


Mudanças no Festival de Dança

A 32ª edição do Festival de Dança de Joinville terá várias mudanças e a principal está nas datas. Em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, o calendário do evento foi alterado para ter início na terceira semana de julho, no dia 23, e se estende até 2 de agosto, mantendo os 11 dias de evento. Devido à mudança no cronograma, a Coordenação do Festival decidiu também alterar as datas de vendas dos ingressos, adiantando o período para compras. Neste ano, as vendas começaram com o atendimento exclusivo do Sócio Mais, de 3 a 9 de abril. O público em geral poderá efetuar a compra a partir de 11 de abril. Pelo site, a venda será feita de abril a julho. A expectativa é 230 mil pessoas passem pelo Festival.


Noites Competitivas

Haverá mudança no formato das Noites Competitivas. O espetáculo passa a ter apresentações de dois gêneros distintos, tanto na primeira parte da noite, como na segunda, após o intervalo. O objetivo é proporcionar uma integração ainda maior entre participantes e plateia, motivando bailarinos e apreciadores de gêneros específicos de dança a também assistirem as apresentações de outros estilos. Já a Mostra Contemporânea de Dança” dá lugar a “Estímulo Mostra de Dança”, no Teatro Juarez Machado, espetáculos de quatro grupos bem conhecidos do público do Festival: Sheilas Ballet, de Piedade (SP); Especial Academia de Ballet, de São Paulo (SP); Cia. de Dança Vera Passos, de Fortaleza (CE); e Cia. Matheus Brusa, de Caxias do Sul (RS).


Viva Ciranda



Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita, o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí. Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural. A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville. O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar.


11ª edição da Feira do Livro

Iniciou na última sexta-feira (4) a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, no Expocentro Edmundo Doubrawa, no Centreventos Cau Hansen, com várias novidades, até o dia 13 de abril. As opções de aprendizado e incentivo à leitura são inúmeras e o conhecimento poderá ser compartilhado no espaço da Feira ou poderá ser levado para casa, com a aquisição de exemplares nos estandes do evento. Neste ano, a Feira do Livro de Joinville traz grandes nomes da literatura, entre eles, Pedro Bandeira, Leo Cunha, Caio Ritter, Luiz Fernando Emediato, Ana Maria Machado, Maria Sottomayor, Ligia Cademartori, Lucília Garcez, Paula Pimenta, Cláudia Alencar, Maitê Proença e Silvio de Abreu. Mais de 20 autores de renome estão confirmados para o evento, além da participação de dezenas de escritores regionais e palestrantes que virão ampliar a grade de atividades. Entre os gêneros contemplados, escritores de literatura infantil e infanto-juvenil, poesia, história, dramaturgia, romance e crônica marcarão presença na Feira. Os leitores e fãs poderão ter contato direto com os escritores, nas sessões de bate papo, autógrafos e nos lançamento de livros programados.


Câmara Brasil-Alemanha

A partir de maio a Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina terá novo presidente para os próximos dois anos. A função será desempenhada por Markus Blumenschein, diretor da T-Systems e coordenador do Ano Alemanha + Brasil SC. Um dos principais projetos de Blumenschein para a nova gestão é ampliar a atuação da Câmara, que hoje tem foco em Blumenau e Joinville, para todas as regiões do Estado. O novo presidente é natural da Alemanha, atua no Brasil desde 1992 e ocupará o cargo que ficou sob responsabilidade do empresário Sérgio Waldrich por seis anos.


Sobre a AHK Santa Catarina

As Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs são associações de empresas e funcionam como representantes oficiais dos interesses comerciais, industriais e de investimentos fora da Alemanha nos países em que estão situadas. No caso da Câmara Brasil-Alemanha, ela representa os interesses da Alemanha no Brasil. Também conhecida como plataforma de negócios, busca fomentar de maneira bilateral o intercâmbio de tecnologia ou técnico e científico entre Brasil e Alemanha, aumentando assim o bem-estar da população dos países parceiros. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007 em Blumenau e atende as cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.


ENCATHO foi sucesso


Plenária lotada no 28º Encatho

Considerado o maior encontro de turismo e hotelaria de Santa Catarina e um evento referência do gênero no país, o Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho e a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis - Exprotel, terminaram na sexta-feira (04), apresentando ótimos resultados. Segundo o diretor presidente da entidade, Samuel Koch, circularam pelo evento 2.800 pessoas, de 70 cidades e 10 estados brasileiros (SC, RS, SE, PR, PB, SP, MG, RJ, RN, TO). A Exprotel contou com 64 expositores, um aumento de 20% comparado ao ano anterior. Durante três dias, de 02 a 04 de abril, quem visitou o evento teve a oportunidade de conhecer e ouvir cases de sucesso de hotéis e pousadas de Santa Catarina que adotam ações sustentáveis, os principais caminhos para a sustentabilidade, produtos ecologicamente corretos. Teve também oportunidade de participar de oito eventos – palestras, reuniões, painéis, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, da 26ª Exprotel Momento Hoteleiro - ministrados por 26 palestrantes e 12 moderadores/mediadores que discutiram o tema central do encontro: “Sustentabilidade”. O evento reuniu profissionais, estudantes e empresários de hotéis, pousadas, motéis, agências de viagens, operadoras de turismo, restaurantes, bares e similares interessados em realizar bons negócios, qualificação profissional, bem como conhecer novas tecnologias e fornecedores de produtos e serviços para o setor. Entidades que compõem o trade turístico, autoridades e profissionais da imprensa também participam ativamente do encontro.


Torcida argelina durante a Copa

Pelo menos dois mil turistas argelinos, que acompanharão a Copa do Mundo no Brasil, ficarão hospedados em Balneário Camboriú durante o mínimo de sete dias, no próximo mês de junho. Os torcedores virão à cidade por meio de uma parceria entre a Federação de Futebol Argelina (FAF), a operadora de turismo francesa Voyages do grupo Couleur, sediada em Lyon, e a agência de receptivo carioca Latitude 30º, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município (Sectur). A escolha por Balneário Camboriú aconteceu nos últimos dias pela infraestrutura da cidade, a grande concentração de hotéis e por estar entre duas sedes do Mundial, que receberão jogos da seleção africana.


Torcida verde e branca

A Argélia fica no extremo norte da África, próximo ao continente europeu e o francês é o seu idioma oficial. A seleção tem as cores verde e branca em seu uniforme esportivo e também na bandeira da nação. Este ano, participará pela quarta vez de copas do mundo de futebol. Nas três primeiras participações, a seleção argelina não passou da primeira fase. A equipe esteve presente em duas Copas seguidas (1982 e 1986), além de 2010, quando encerrou o certame em 4ª colocação mostrando um ataque eficiente. Os argelinos estarão novamente no Mundial de 2014, quando enfrentarão na primeira fase, pelo Grupo H, as seleções da Bélgica, Rússia e Coréia do Sul. O primeiro jogo será em Belo Horizonte, no dia 17 de junho, contra a Bélgica, às 13h. Já o segundo jogo será em Porto Alegre, no dia 22 de junho, contra a Coréia do Sul. O último embate da fase será contra a Rússia, em Curitiba, no dia 26 de junho, às 17h.


Quarta edição da Turismo Week

A BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo anuncia novidades e expansão para a 4ª edição da Turismo Week, maior promoção de viagens do país, para o período de baixa temporada, que terá 22 dias de vendas, entre 4 e 25 de abril, com período exclusivo para destinos cubanos. Desta vez, os interessados em conhecer os atrativos de Cuba terão 10 dias de preços especiais para o destino, que está focado nos turistas brasileiros e mostra que o país tem muito a impressionar. A parceria do Ministério do Turismo de Cuba com a BRAZTOA gerou a primeira versão temática da Turismo Week, que ficará disponível no site oficial da promoção (www.turismoweek.com.br), entre os dias 4 e 13 de abril. A partir do dia 14 de abril será dado o start na Turismo Week tradicional. Até o dia 25 de abril, serão milhares de roteiros nacionais e internacionais, inclusive os de Cuba, com descontos de 20 a 50%.


Prédios históricos em Santa Clara, província de Villa Clara, Cuba


Bons negócios

Durante o 41º Encontro Comercial BRAZTOA, que acontece em parceria com a WTM Latin America, entre os dias 23 e 25 de abril, os agentes de viagem terão a oportunidade de fechar negócios com os operadores BRAZTOA e formatar viagens com preços imperdíveis, já que o evento coincide com a última semana de Turismo Week. Para adquirir sua viagem, o consumidor deve acessar o site, escolher seu roteiro e fazer o seu pedido. Além disso, pode consultar seu agente de viagem ou acessar: Site: www.turismoweek.com.br


O Quê? What? Uot?

A Copa do Mundo vem aí e em 2016 é a vez das Olimpíadas. Esses mega eventos vão gerar diversas oportunidades de emprego no país. Turistas, empresários, jornalistas e atletas de praticamente todos os lugares do mundo estarão aqui para prestigiar os importantes acontecimentos esportivos. Considerado pelos leitores e pela mídia um livro indispensável para estudantes e profissionais de hotelaria e do setor turístico em geral, o livro “O quê? What? Uot?”, da autora Sílvia Vidovix vendeu milhares de cópias e chega agora a sua segunda edição pela Qualitymark Editora. O conteúdo do livro é indispensável para quem irá trabalhar direto com o público durante esses eventos, para aprenderem a usar com segurança e elegância os termos, siglas, jargões e expressões do mercado do turismo.


Hospedagem criativa

Cavaleiros e amazonas que querem pernoitar próximos a seus animais podem reservar uma Unidade Habitacional de 60m², conjugada com baia, na Hospedaria Canto de Fátima, situada em Atibaia (SP). A relação do homem com o cavalo remonta ao Neolítico. Muitos são os mitos, as lendas e as anedotas que envolvem a relação dos dois seres. Não existe herói da História ou dos contos infantis até o século XX dissociado de um equino. Não se concebe, tampouco, grandes generais, imperadores, príncipes sem "o seu" cavalo. É difícil explicar para quem não cresceu no campo, ou montando em hípicas, o vínculo que se estabelece entre o cavaleiro, a amazona e o cavalo. No entanto há muitos filmes, peças de teatro e livros que explicam a relação, extremamente forte. Corcel Negro, Seabiscuit, National Velvet, A Sonhadora e o Encantador de Cavalos se tornaram campeões de bilheteria.


Giovanna da Matta e Carla Vidal - sóciais proprietárias da Hospedaria Canto de Fátima

Pensando nisso que a Hospedaria Canto de Fátima, situada em Atibaia, propriedade da empresária Giovanna da Matta e da médica dermatologista Carla Vidal, criou a Suíte Royal, com 60m², sala de estar e acesso a baia onde o cavalo de quem monta pernoita.


Suíte Royal

O nome é uma homenagem ao primeiro cavalo da Coudelaria Nossa Senhora de Fátima, empresa do mesmo grupo. "Para quem monta, a proposta é emocionante. Mal a suíte ficou pronta e já temos uma lista de espera! O sucesso, acima do esperado, nos obrigou a patentear o conceito" explica Giovanna. A suíte conta com frigobar, TV Led 50", vista panorâmica para o campo e ammenities da clínica Carla Vidal, criados especialmente para aqueles que passam o dia cavalgando, sob o sol de Atibaia. O valor da diária para duas pessoas é R$ 780,00 com pensão completa. O valor soft-opening, com validade até 1 de junho é R$ 546,00. www.hospedariacantodefatima.com


BusTour - "Troféu Infinito"



As operadoras de turismo premiadas com o “Troféu Infinito”, reconhecimento oferecido pela Brocker Turismo para as empresas que mais geraram negócios para a serra gaúcha em 2013, passarão a contar a partir do mês de abril com um novo produto, o “BusTour Infinito”. Trata-se de um benefício exclusivo oferecido a estas operadoras parceiras da Brocker Turismo, onde o passageiro que adquirir um dos pacotes para a serra gaúcha com um ticket para um dia do BusTour já incluso, poderá utilizá-lo durante todo o período de sua estadia na região, seja por dois, três, quatro, ou quantos dias permanecer em Gramado e Canela, de acordo com os dias e horários disponíveis do BusTour. “Esta é a oportunidade para o turista usufruir de um serviço pioneiro na região mas reconhecido nas principais cidades turísticas do mundo. O sistema hop on hop off oferece inúmeras vantagens, como descontos nos atrativos, liberdade na escolha do roteiro, informações e dicas, sem contar com a possibilidade de comprovar que vista de cima, a serra realmente é muito mais bonita”, enfatiza Adriane Brocker Boeira, diretora da Brocker Turismo.


O BUSTOUR

Com sistema hop-on hop-off (embarque e desembarque livre), o BusTour é um ônibus panorâmico que percorre os principais atrativos turísticos de Canela e Gramado, um diferencial para o turismo regional, como alternativa de passeio que dá a possibilidade de permanecer o tempo que o passageiro quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis no sistema, já que o ticket é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O Bustour circula pelas rotas (azul e verde) a cada 40 min e 1h30min aproximadamente, de acordo com os horários informados na compra do ticket. O passageiro do BusTour também tem vantagens nos pontos de parada do ônibus, como parques, museus, shows e locais, usufruindo de descontos e benefícios especiais nestes locais. O projeto é pioneiro na região e tem parceria com a Citral Turismo. Demais informações sobre o serviço, como rotas e horários podem ser consultados no site www.bustour.com.br.
Turismo e Hotelaria - Coluna Volta ao Mundo - 05/04/2014 Turismo e Hotelaria - Coluna Volta ao Mundo - 05/04/2014 Reviewed by Destinos para Viajantes on 4/05/2014 08:19:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

LightBlog
Tecnologia do Blogger.