Monsanto - concelho de Idanha-a-Nova, Portugal

Monsanto - concelho de Idanha-a-Nova, Portugal

Monsanto (ou Monsanto da Beira) é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova. Aldeia histórica de Portugal, Monsanto é construída em pedra granítica.

Booking.comHotéis em Idanha-a-Nova
Monsanto - concelho de Idanha-a-Nova, Portugal
Foto: dailycool.net

Monsanto, Portugal


Veja Monsanto no Google Mapas



Foi sede de concelho entre 1174 e o início doséculo XIX. Era constituído pelas freguesias da sede,Aldeia de João Pires,Aldeia do Salvador eToulões. Tinha, em 1801, 2 139 habitantes.

Monsanto, avista-se na encosta de uma grande elevação escarpada, designada de o Cabeço de Monsanto (Mons Sanctus). Situa-se a nordeste de Idanha-a-Nova e irrompe repentinamente do vale. No ponto mais alto o seu pico atinge os 758 metros. A presença humana neste local data desde opaleolítico. Aarqueologia diz-nos que o local foi habitado pelosromanos, no sopé do monte. Também existem vestígios da passagemvisigótica e árabe. Os mouros seriam derrotados por D. Afonso Henriques e, em1165, o lugar de Monsanto foi doado àOrdem dos Templários que sob orientações deGualdim Pais, que mandou construir oCastelo de Monsanto. OForal foi concedido pela primeira vez em1174 pelo Rei de Portugal e rectificado, sucessivamente, porD. Sancho I (em1190) eD. Afonso II (em 1217).

Foi D. Sancho I quem repovoou e reedificou a fortaleza que, entretanto, fora destruída nas lutas contra o Reino de Leão. Seriam novamente reparadas um século mais tarde, pelos Templários.

Em 1308, o ReiD. Dinis deu Carta de Feira e, em1510, seria El Rei D.Manuel I a outorgar de novoForal e concedendo à aldeia a categoria de vila.

Em meados do século XVII, Luís de Haro (ministro de Filipe IV de Espanha), tenta cercar Monsanto, mas sem sucesso. No século XVIII, o Duque Berwik também cerca Monsanto, mas o exército português comandado pelo Marquês de Mina derrota o invasor nas difíceis escarpasque se erguem até ao Castelo. Monsanto foi sede de concelho no período1758-1853. Um grave acidente noséculo XIX destruiu o seu Castelo medieval, pela explosão do paiol de munições.

Leia mais na:
Wikipedia

Monsanto - concelho de Idanha-a-Nova, Portugal Monsanto - concelho de Idanha-a-Nova, Portugal Reviewed by Destinos para Viajantes on 1/15/2014 09:00:00 AM Rating: 5

2 comentários:

  1. Que bom destaque para Portugal! Para os leitores que estao a pensar visitar Portugal eu recomendo que usem um servico como WiserGo.com para conectar com especialistas locais. Eles podem ajudar a planejar a viagem e ate mesmo fazer as reservas se necessario. Como eles sabem todos os segredos dos locais, voces podem ter uma viagem muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar no meu Blog !!, vou visitar o wisergo.com !

      Excluir

LightBlog
Tecnologia do Blogger.