Trentino-Alto Ádige - Sudtirol - Nordeste da Itália

Trentino-Alto Ádige

Trentino-Alto Ádige - northeast Italy

O Trentino-Alto Ádige (em alemão Trentino-Südtirol) é uma região situada no nordeste da Itália. Tem mais de um milhão de habitantes e uma área de 13.607 km². A capital é Trento.

Faz fronteira ao norte com a Áustria (Tirol e Salzburgo), ao sul e leste com o Vêneto, a sul e oeste com a Lombardia, a oeste com a Suíça (Cantão Grisões).

A região é inteiramente montanhosa. O Ortles é o cume mais elevado, ultrapassando 3.900 metros de altitude. O río mais importante é o Ádige. A parte setentrional do maior lago italiano, o lago de Garda, pertence ao Trentino-Alto Ádige. Wikipedia (english)

TRENTINO-ALTO ÁDIGE, SUDTIROL, ITÁLIA Booking.com
Featured hotels in Trentino Alto Adige

Alto Adige city / A cidade de Alto Adige


Inverno em Sudtirol / Winter in South Tyrol


Bozen and Umgebung


A região é composta de duas províncias (Província autónoma de Trento e Província autónoma de Bolzano) chamadas autónomas visto que se trata das únicas províncias italianas que têm poderes legislativos e não estão sujeitas ao poder regional. O conselho regional é composto pelos parlamentos das províncias e o cargo de presidente da região é assumido a rotação pelos presidentes das províncias. Atualmente o presidente da região é Luis Durnwalder.

Autunno in Alto Adige - Autumn in South Tyrol
Booking.com
Pesquise Hotéis em Trentino Alto Adige

Alto Adige - Legendary South Tyrol


Lagos em Sudtirol / Lakes of South Tyrol


Na região de Trentino-Alto Ádige estão presentes três grupos lingüísticos: italiano: 65% da população, alemão: 32% da população e o ladino-dolomita: 3% da população.

As duas províncias são diferentes lingüisticamente. O Trentino (província autónoma de Trento, também chamado Welschtirol ou Tirolo Italiano) é quase completamente de língua italiana, com comunidades históricas de língua alemã (Mocheni e Cimbri) e língua ladina (Val di Fassa, Val di Non, Val di Sole e Val di Fiemme), enquanto o Alto Ádige (Província autónoma de Bolzano ou Südtirol) tem maioria de língua alemã e minoria de língua italiana, que hoje representa 25% da população, além da população de língua ladina. Até o século XVI, cerca de 6% da população da cidade de Trento era de língua materna alemã.

Do século XVI até o final da Primeira Guerra Mundial - 1919, esta região formava, juntamente com a porção setentrional austríaca, um condado pertencente aos domínios da Casa de Habsburgo

Castelos em Sudtirol / Castles in Sudtirol


Oficial site:
regione.taa.it

Crédito da foto / Photo credit:daidegas.it
Trentino-Alto Ádige - Sudtirol - Nordeste da Itália Trentino-Alto Ádige - Sudtirol - Nordeste da Itália Reviewed by Destinos para Viajantes on 6/15/2013 07:27:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

LightBlog
Tecnologia do Blogger.